E-mail: contato@winformatica.info - WhatsApp: 11 9 4598-6338
Computador ideal, como escolher?
Computador ideal, como escolher?

Computador ideal, como escolher?


Quando é preciso melhorar o desempenho dos computadores e notebooks, é preciso ter ciência que precisamos ver uma série de componentes diferentes. Placa mãe, memória RAM, processador e também a forma de armazenamento mas conhecido como HD; Todo o conjunto contribuem para deixar o computador mais rápido.

Embora cada um desses citados acima tenha sua função, é essencial que todos fiquem trabalhando em conjunto para melhor o desempenho. OS Computadores e notebooks utilizados em empresas costumam ter características bem diferente do que vendem em lojas físicas por ai.

Mas não fique triste, pois também podemos comprar equipamentos excelentes sem gastar muito.

O que você precisar saber para ter um computador com um bom desempenho?

Processador

Processaor i3, i5, i7
Processadores i3 – i5 – i7

O processador é o celebro do computador , ele é responsável pelo desempenho do computador e comanda todas as operações executadas. Hoje existem processadores Core i3, i5, i7 e i9. Para escolher entre esses processadores, pense para qual finalidade você precisará.

Processador i3 (Nível básico) – Ideal para acessos a internet, pesquisas escolares e documentos do pacote Office

Processador i5 (Nível intermediário) ( Ideal para acessos a internet, pesquisas escolares e documentos do pacote Office, alguns jogos online, programas da adobe)

Processador i7 (Nível avançado) ( Ideal para acessos a internet, pesquisas escolares e documentos do pacote Office, jogos online, programas da adobe, auto cad, programas de edições de videos e muito mais)

Dentro desses processadores existem a família. Oque são família de processadores? Um número mais elevado em uma classe ou família de processadores em geral, indica mais recursos, mais poder de processamento “capacidade de pensar”.

São elas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª .

Memória RAM

Memoria-RAM
Memoria-RAM

A memória RAM é um item importante para um desempenho melhor do computador. Quanto mais programas você quiser usar, mas alto vai ser a capacidade da memória em seu computador.

Mas basicamente podemos falar o seguinte termo:

  • Escutar música, editar textos e navegar na internet hoje o minimo é de 4GB de RAM
  • Assistir filmes online, jogos online clássicos pode ser de 4GB porem acontecerá alguns travamentos, o correto seria acima disso com 8GB para cima.
  • Já para trabalhos pesados, jogos onlines pesados, vídeos de alta resolução, o mas correto é de 8GB, 16GB, 32GB. para usar a de 32GB de RAM precisará ver se a placa mãe aguenta essa potência.

No entanto hoje em dia não vale a pena comprar computador com menos de 8GB de RAM.

HD ou SSD

HD e SSD
HD e SSD

A maioria da máquinas ainda vem com o HD convencional. A sua vantagem é a capacidade de armazenamento e preço pois são bem mais baratas do que a SSD. Mas por outro lado , quem já usou um computador com SSD sabe a diferencia da velocidade.

O SSD é mais rápido, quase instantâneo, eles usam a memória flash, que são similares as do pendrives. A vantagem de ser ter um SSD é que são mais rápidos, o contra é que a capacidade é pequena vai de 128 e 256 Giga e ainda são muito caros. Porem já exitem alguns de terabytes que praticamente muita gente ficaria inacessível a compra.

Falamos de processadores, memórias RAM, HD e SSDs, mas ainda tem um item que precisamos citar aqui.

A Famosa Placa gráfica.

As placa gráficas integradas (aquelas que estão direto no processador) elas tiveram um crescimento de evolução muito grande. A performasse delas ainda são baixas, porem importantes para quem não quer investir muito.

As placas integradas são oferecidas para para a linha básica de processadores. Já as dedicadas que normalmente as pessoas que adquirem são: Gamers e programadores que precisam de um gráfico de processamento muito rápido.

Porem para alguns jogos e programas mais simples, as integradas já funcionam bem e não deixa a desejar.

A outros fatores para se avaliar na compra de um computador ou notebook, porem oque citamos acima é o essencial para ter uma boa maquina, seja para trabalhos simples ou pesados. Mas vale ressaltar que você também tem que avaliar alguns item para o seu conforto.

Para notebook – Tamanho da tela, com ou sem teclado numérico, leitor de DVD e CD, se o acabamento é de alumínio ou plástico, a câmera é de boa qualidade e se abateria dura bastante e consome pouca energia.

Para computador – seria apenas o tamanho do monitor, se tem leitor de DVD e CD e se consome ou não mutia energia.

Fica a dica que vale a pena prestar atenção em todos os detalhes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho